Economia de combustível
Ao dar a partida no veículo, principalmente pela manhã, procure fazê-lo
sempre pisando no pedal da embreagem.
Em primeiro lugar, no caso de uma "distração" na noite anterior,
você pode ter deixado seu carro engrenado, isso vai evitar uma colisão
dentro da sua prêpria garagem.
Em segundo lugar, alivia o esforço do motor de arranque.
Ao dar partida no seu carro, não acelere para esquentar o carro mais
rápido. O óleo ainda não circulou pelo motor, o que provocará desgastes
nas peças não lubrificadas.
Não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar
devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do
motor nos primeiros minutos.
Descidas, Nunca descer ladeiras em carros com injeção eletrônica em ponto
morto.
Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
Gasolina, utilizar sempre gasolina sem chumbo.
Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores
entre 100 e 130 o consumo aumenta 25%.
A diferença de consumo que se observa entre dois motoristas pode ser
de até 15% e a observada entre situações de trânsito diferentes pode chegar
até a 20%.
Portanto, o que menos influencia o consumo é a octanagem da gasolina,
no caso de automêveis.
No transito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem
no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos.
Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas
(que consomem muito combustível). Motor desregulado pode consumir até
60% mais combustível do que o normal. Verifique sempre os filtros de ar
e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.
Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para
os freios. Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.
Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador. Utilize
o acelerador com suavidade.
Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você
pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica
o desempenho.
Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução
da resistência do ar reverte na economia de combustível.
Cargas, evitar de colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução,
equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível.
Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso
desnecessário).
Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por
eles aumenta o consumo.
Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro.
O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios
e dos pneus.
Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.
Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos os seus
compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas
desnecessárias. Procure caminhos alternativos.
Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára
dos engarrafamentos.
Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a
quilometragem percorrida.
Use uma planilha (clique) para acompanhamento.
Fonte: Petrobras |
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