Dicas | ||||||||||||||||||
Filtro
de óleo A troca do filtro de óleo em intervalos regulares adequados às condições de utilização do veículo assegura a lubrificação correta e o bom funcionamento do motor. Ele responsável pela retenção e eliminação de partículas presentes nos lubrificantes, como os resíduos ferrosos originados do desgaste dos componentes do motor, poeira e contaminantes abrasivos que entram no motor através do ar e do combustível Sua ação é evitar que o óleo lubrificante que circula no motor carregue consigo esses detritos, criando pontos de atrito em superfícies de deslizamento, como pistões, válvulas, bielas e outros componentes mêveis. Outro foco de contaminação do lubrificante é a prêpria combustão, que quando incompleta também gera resíduos. O filtro de óleo comprometido pelo excesso de impurezas pode gerar problemas
de desempenho do veículo e aumento no consumo de combustível, além de
danos mais sérios se houver comprometimento do processo de lubrificação;
por isso, devem ser substituídos a cada 10 mil km. Para motores que utilizam
óleo multiviscoso é recomendável a troca do filtro juntamente com a substituição
do óleo a cada dois intervalos - uma troca de óleo sim, outra não. Um detalhe importante - exceto em veículos que possuem check-control, onde o computador de bordo alerta para os intervalos programados para troca de óleo, não existe nenhum outro tipo de sinal de aviso para a troca do óleo ou do filtro. Um filtro de óleo entupido não provoca acionamento da luz de alerta no painel. Se ocorrer a obstrução do filtro, de tal forma que impeça a passagem do óleo, provoca a abertura da válvula de segurança e o motor passa a ser lubrificado por óleo carregado de partículas sêlidas e contaminantes.
|
||||||||||||||||||
site melhor visualizado em 1024x768 | ||||||||||||||||||