Calibragem
inteligente
Freqüência e pressão corretas garantem
pneus mais seguros
Dar atenção à calibragem dos pneus é uma prática que traz segurança, economia
e conforto. Andar com os pneus descalibrados, além de ser perigoso, pois
o carro pode não suportar de forma segura os limites de velocidade e carga
estabelecidos pelo fabricante, dêi no bolso com o gasto maior de combustível.
Rodar com pneu murcho, ou muito cheio, também afeta a estabilidade do
veículo. Por isso, especialistas aconselham que a calibragem seja feita
no máximo a cada 15 dias, ou uma vez por semana, por usuários que percorrem
muitos quilémetros diariamente, como os taxistas. Um detalhe importante:
os pneus devem ser calibrados ainda frios para evitar o aumento da pressão
interna.
Verifique a pressão correta antes de calibrar os
pneus
A pressão ideal é sempre aquela recomendada pela montadora no manual do
proprietário e vale também para o estepe, que não deve ser esquecido.
Checar o manual também é essencial no planejamento de viagens. Essas ocasiões,
quando bagagem e ocupação do veículo causam um aumento de peso sobre as
rodas, exigem uma calibragem específica para diminuir o risco de cortes
nos pneus provocados pelo impacto com buracos na estrada.
A perda da pressão em um período de tempo menor do que 15 dias pode ser
sinal de furos, vazamentos próximos às válvulas ou deformações nos pneus.
O melhor é procurar uma oficina e verificar se há fuga de ar.
Nitrogênio é a melhor opção
Algumas pessoas não sabem, mas a calibragem dos pneus também pode ser
feita com nitrogênio, um gás mais estável do que o ar comprimido, que
não esquenta tanto e preserva o pneu por mais tempo. O nitrogênio não
oxida os metais dos aros e retarda a perda normal do gás por possuir moléculas
maiores.
Para calibrar o pneu com nitrogênio é necessário, na primeira vez, esvaziá-lo
completamente. Esse serviço é um pouco mais difícil de ser encontrado
e é cobrado, embora alguns postos já o ofereçam de graça.
|
|